Em 1998 os Sapo Brothers ganham seu primeiro site, a época hospedado em um provedor gratuito – a Tripod – onde as primeiras tiras e formatos são experimentados exclusivamente para a Internet.
No mesmo ano, em função da realização da Copa do Mundo da França, o autor, em parceria com o provedor Regra Um, de Santo André, lança um site de conteúdo humorístico com charges da Copa. Este site acaba hospedando também as tiras dos Sapo Brothers e as primeiras animações com os personagens. A animação “Conversa de Maternidade”, por exemplo, chega a integrar o conteúdo do site www.humortadela.com.br, um dos pioneiros no humor na Internet brasileira.
Primeira animação a "ganhar o mundo"
Em 1999 é criado o domínio sapobrothers.com.br. Inspirado principalmente no site do cartunista Laerte (www.laerte.com.br – hospedado no portal UOL), a organização do conteúdo se dá pelos diferentes núcleos de personagens, cada um com seu índice de tiras. Novas animações são produzidas e histórias em quadrinhos mais longas são concebidas.
Site do Laerte
Com o advento do SapoPark – o primeiro parque temático virtual – o site ganha mais visibilidade e vai integrar, no ano 2000, o portal Urbanoide.net.
SapoPark
O site ganha destaque no suplemento Sites em Revista da Folha de São Paulo e na Revista da Web, publicação impressa sobre Internet do ano 2000.
Edição da Revista da Web, Edição 6 - Ano 1 - Março 2000
Encarte Sites em Revista, Edição 1 - Maio 2000
Em 2001 o site dos Sapo Brothers é citado no programa Zapping Zone, exibido pelo SBT e pelo Disney Channel.
Neste mesmo ano, o site lança a paródia do reality show No Limite, da Rede Globo, batizado de “Não Belisque”.
Não Belisque
Em 2002, a Casa dos Cartoons realiza o primeiro trabalho de interatividade dos Sapo Brothers, onde os visitantes do site poderiam escolher qual dos personagens abandonaria o “programa”, semana após semana.
Casa dos Cartoons
Em 2004 o site passa a fazer parte do portal Virgulinha – o foco infantil do portal Vírgula, em parceria com o provedor Terra.
Esta parceria perdurou até 2010, tendo passado também pelo conteúdo do próprio portal Vírgula e pela migração ao provedor UOL.
Hoje o site se apresenta independente, com o foco no conteúdo humorístico para crianças, com jogos, histórias em quadrinhos, tirinhas e animações.
Os Sapo Brothers, personagens do cartunista e animador Rafael B. Dourado, surgiram numa inspiração direta da influência da animação As Tartarugas Ninjas, quando o autor ainda estava na adolescência.
O desenho fez muito sucesso no final dos anos 80, e teve várias versões.
O primeiro sapo, na época Sapo Ninja, tinha seus traços compostos a partir do personagem Ran, sapo criado pelo cartunista Salvador e publicado na década de 80 na revista do Alegria.
Tirinha do personagem Ran, criação de Salvador.
Quando, em 1992, a primeira história dos Sapo Brothers foi criada, o nome Sapo Minja já havia surgido como opção para o irmão com o perfil mais “natural” e “ecológico”. Sua contraparte cosmopolita veio com um nome assim também identificado, seu irmão gêmeo não-idêntico Sapo Jones.
A princípio, um seria a versão “campestre”, integrado com a natureza, e o outro um personagem metropolitano, “industrial”.
Primeiro conceito de arte para Capa
Logo as personalidades passaram a se definir mais distante destes conceitos puristas e eles passaram a ganhar outros aspectos.
Em 1993 os Sapo Brothers tiveram sua primeira aparição na mídia impressa. Por quatro edições do jornal mensal Tribuna Popular, de circulação direcionada a alguns bairros do município de Santo André, cidade da região do ABC paulista.
Em 1994 uma tirinha – agora colorida – dos personagens é publicada na página Painel do Leitor do caderno de variedades do jornal Diário do Grande ABC, na época o maior jornal regional do país.
A partir daí, os personagens protagonizam uma série de histórias em formato zine, de circulação restrita. Outros personagens passam a fazer parte do universo dos Sapo Brothers.
Em 2002 eles protagonizam um encarte de divulgação do Museu do Computador.
A partir de 2003, os Sapo Brothers passam a integrar o conteúdo dos livros da série Tiras de Letra.
Os Sapo Brothers também são publicados na edição inaugural da revista Via de Acesso.
Em 2004, eles são publicados em 3 edições da revista Humor & Amigos Santo André. Posteriormente também integram o conteúdo da Humor & Amigos São Caetano.
Em 2007 é produzido o episódio piloto da animação Super Sapo Brothers, posteriormente publicado no youtube e no próprio site dos Sapo Brothers.
Em 2008 os Sapo Brothers são citados no Fantástico, no quadro “15 segundos”. Passam a publicar as tiras no blog Tiras Nacionais e Casa das Tiras.
Em 2009 dois episódios de 30 minutos são exibidos na TV Orkut.